28 - 02 2019

Como é provavelmente do conhecimento de todos, foi promulgada recentemente, e apresentada no Diário Oficial nº 223, de 21 de novembro de 2018, a Resolução nº 491, que substituí a Resolução nº 3, de 1990.

A nova Resolução altera a de nº 3 em alguns pontos, que cabem ser destacados. Por exemplo, altera o elenco dos chamados “poluentes legislados”, acrescentando dois novos poluentes – Partículas de Até 2,5 μm (MP2,5) e Chumbo (Pb). O novo elenco fica assim constituído:

  • Material Particulado MP10
  • Material Particulado MP2,5
  • Dióxido de Enxofre (SO2)
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2)
  • Monóxido de Carbono (CO)
  • Ozônio O3)
  • Partículas Totais em Suspensão (PTS)
  • Material Particulado na forma de Fumaça (FMC)
  • Chumbo (Pb)

Continue lendo

21 - 01 2019

A ENERGÉTICA realiza anualmente treinamentos associados a equipamentos de nossa própria fabricação abertos ao público em geral. Invista em sua capacitação profissional. Inscreva-se já. Descontos especiais para empresas que inscreverem mais de um colaborador.

Veja abaixo os cursos e as respectivas datas para 2019:

 

1. Calibração, operação e manutenção dos Amostradores de Grande Volume para Partículas Totais em Suspensão – AGV PTS.

Carga horária: 08 horas

Datas:  09 de Abril – Terça-feira
29 de Julho – Segunda-feira
01 de Outubro – Terça-feira


2. Calibração, operação e manutenção dos Amostradores de Grande Volume para Partículas de até 10 µm – AGV MP10.  

Carga Horária: 08 horas

Datas:  10 de Abril – Quarta-feira
30 de Julho – Terça-feira
02 de Outubro – Quarta-feira


3. Calibração, operação e manutenção dos Amostradores de Pequeno Volume para Coleta de Até 03 (três) Gases – APV TRIGAS.  

Carga Horaria: 08 horas

Datas: 11 de Abril – Quinta-feira
31 de Julho – Quarta-feira
03 de Outubro – Quinta-feira

 

3. Conceito e Metodologia para Coleta Isocinética de Material Particulado em Fontes Fixas de Emissão com o CIPA – Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos

Carga Horária: 24 horas

Datas: 20, 21 e 22 de Maio (de Segunda a Quarta-feira)

Continue lendo

09 - 01 2019

A ENERGÉTICA iniciou 2019 com a notícia de uma conquista importante que nos enche de orgulho e nos motiva a estar sempre buscando os melhores resultados.

Num recente teste de proficiência junto a uma entidade de nome ERA, nos EUA, acertamos na mosca e fomos agraciados com um certificado de Laboratório de Excelência.

Atividade de pesagem – material particulado

14 - 11 2018

Após mais de trinta anos de trabalho quase ininterrupto, Carlos Frondizi, sócio fundador da ENERGÉTICA, decidiu, há algum tempo, acalmar sua vida profissional e se desligar do dia-a-dia da operação da Empresa.

A partir de agora, Carlos Frondizi responde apenas como consultor da ENERGÉTICA, dedicando-se quase que exclusivamente à resolução de problemas técnicos e ao desenvolvimento de novos produtos, sobretudo eletrônicos.

Durante todos estes anos, desde o início da Empresa, Carlos Frondizi trabalhou ativamente, e deixa uma série de produtos pioneiros no Brasil, incluindo software e vários instrumentos. Deixa também know-how para os que o seguem, assim como o primeiro livro em português sobre Monitoramento da Qualidade do Ar.

Na biblioteca do site da Energética existe uma série de artigos e trabalhos de sua autoria. Foi também professor e palestrante de mais de 30 cursos e seminários ao longo de todos estes anos.

Carlos Frondizi agradece profundamente a todos os  amigos, colegas, clientes e alunos que o ajudaram a fazer da Energética, a pioneira nesta área no Brasil, assim como, a maior fabricante de instrumentos de poluição do ar e meteorologia do país.

21 - 05 2018

Informamos aos nossos vários clientes, amigos e associados que a partir de agora somos representantes oficiais no Brasil da empresa Teledyne API (TAPI), de San Diego, Califórnia, EUA.

Essa nova relação já vem trazendo algumas novidades positivas para a Energética, pois a Teledyne API é hoje uma potência mundial no desenvolvimento e fornecimento de instrumentos para o Monitoramento da Qualidade do Ar – é uma das que mais cresce e que mais inova.

Resultado do seu esforço inovador, a Teledyne API apresenta entre outros, o seu Monitor Mássico de Material Particulado, modelo T640, contínuo, em tempo real, que usa espectrometria de luz espalhada para medição. O T640 padrão mede MP2,5, enquanto o modelo opcional, T640X, mede MP2,5, MP10 e MP grosso.

O T640 é o primeiro monitor óptico para medição de MP e aprovado pela US EPA. Com a grande vantagem de não precisar de uma fonte radioativa.

Continue lendo